28 de Março de 2017

A importância do merchandising para o resultado da sua empresa


O que seria do seu negócio se não houvesse a vontade de vender mais e melhor? É por isso que são criadas as estratégias que fazem com que o seu produto, sua marca, se destaque no ponto de vendas.

Estratégias de divulgação em mídias de massa despertam o desejo dos consumidores. Porém, a decisão sobre qual marca consumir acontece no ponto de vendas, pois é ali que todos os elementos estão reunidos para a realização da compra: consumidor, interação e produto.

Fazer merchandising é investir em ações, técnicas, materiais promocionais no PDV para aumentar a exposição da marca/produto.




O merchandising oferece estratégias e possibilidades que garantem que o seu produto possa se destacar de forma qualificada, permitindo que o consumidor note a presença do seu produto. O ambiente mais adequado para que essas ações ocorram é o PDV (ponto de venda).

Um fator importante para o sucesso de vendas é a disposição dos produtos a serem oferecidos, quanto mais estratégica for a sua posição, maior o alcance e maior o sucesso dos resultados





  • A mercadoria deve estar bem exposta nos locais mais nobres, sempre limpas e etiquetadas com preço.
  • A porta da loja não é o lugar mais adequado, pois o cliente anda de 3 a 4 metros antes de começar a prestar atenção nos produtos.
  • Grande parte das pessoas são destras, por isso a importância de posicionar os produtos ruins de venda no lado direito de um produto complementar ou promoção.
  • Muitas vezes os clientes adquirem os produtos por impulso, por isso colocar pessoas bem-humoradas e com bom desempenho pessoal ajuda a influenciar o cliente na hora da compra.





As empresas que expõem seus produtos buscam por melhorias e inovações para que os concorrentes não possam ter “espaço” no PDV.  Para obter sucesso nas vendas, é preciso expor os produtos certos para as pessoas certas.

Um bom exemplo de sucesso, é a venda de produtos festivos em datas comemorativas como na páscoa, dia das mães, dia dos namorados, natal etc.

Na páscoa o público alvo são as crianças, ovos para degustação, figuras dos personagens em destaque, ambiente colorido, e outros atrativos são algumas características que personalizam o ponto de vendas, são fatores que determinam à captação de um estímulo. Sempre que possível proporcionar experiência ao cliente com um dos os 5 sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato.




É de extrema importância acompanhar e mensurar os resultados. Abordamos acima algumas práticas para executar o seu projeto, prestando atenção principalmente no espaço para exposição e no público alvo.

Vale lembrar que o PDV precisa de um bom planejamento e investimento para que seja efetivo. É preciso que sua empresa estude e pesquise os formatos de uma boa ação, e principalmente saber inovar, testar, acompanhar, errar e consertar faz parte do processo.

O merchandising no PDV não é uma tarefa fácil, porém não é impossível. Investindo em ações criativas, utilizando uma comunicação visual de qualidade e ter uma equipe qualificada e motivada, é possível que sua marca se destaque de forma positiva.


 





A importância do Merchandising para o resultado da sua empresa
Ponto Extra – Como se destacar seu produto no PDV
Guia Completo - Como criar campanha de incentivo para equipe de merchandising