07 de Abril de 2021

4 passos para um planejamento de Trade Marketing eficiente!


4 passos para um planejamento de Trade Marketing eficiente!

É essencial um bom planejamento de Trade Marketing

para que sua marca se destaque cada vez mais no mercado. Mas como fazer um planejamento? É sobre isso que queremos falar.


Analise a indústria 

Faça perguntas como: O comércio tem acompanhado as tendências nacionais? Como está o cenário da minha região? E o do meu segmento?


Após encontrar as respostas para essas perguntas, analise os seguintes pontos sobre seus concorrentes diretos e indiretos:


- Como eles estão crescendo?

- Qual é a fatia do mercado conquistada por eles?

- Qual segmento do público eles atingem?

- Quais são suas ações de Trade Marketing? 

- Toda essa análise é importante para criar seu planejamento. 


Analise o shopper

O shopper é seu comprador direto, por isso é preciso conhecer bem o público. O tipo de produtos que ele deseja, os benefícios a que eles são mais sensíveis, qual o tipo de apelo de marketing mais efetivo, etc.


Pode ser feita uma segmentação em relação a idade, poder de compra, etc, por meio de pesquisa de mercado ou análise de interações com os anúncios no Google e mídias digitais. Todas essas informações serão a base de suas estratégias. 


Defina os objetivos do planejamento de Trade Marketing

Sem definir metas você caminha sem saber aonde quer chegar e aí suas ações podem se tornar ineficazes. Crie objetivos que sejam específicos, mensuráveis, atingíveis e realistas. Podemos acrescentar também o aumento das vendas de X por cento em X meses. 


Elabore um plano de ação

O plano de ação é o momento que seu plano de Trade Marketing sai do papel. Para isso, você deve criar uma “receita de bolo”, detalhando cada passo a ser tomado. Identifique e determine as ações, datas, os responsáveis, o orçamento, objetivos e os resultados que deseja atingir com esse plano de ação. 


Implemente, monitore e revise

E, por fim, coloque “a mão na massa”, monitorando constantemente os resultados para verificar se eles estão de acordo com a expectativa dos objetivos iniciais. Mude suas ações sempre que necessário até atingir os resultados esperados. 

Achou complexo fazer um planejamento de Trade Marketing? É por isso que sua empresa deve sempre contar com mão de obra especializada e qualificada para estar com você em cada passo.  

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