16 de Setembro de 2016

Materiais de PDV eficientes aumentam suas vendas

Afirmar qual é o melhor ou mais eficiente material de merchandising para PDV, não é algo que pode ser feito com exatidão. A decisão de escolha deve ser tomada com base em uma série de fatores, e tudo vai depender do produto, do canal de atuação e até mesmo do perfil do cliente. Mas, independentemente do material utilizado, é de extrema importância o acompanhamento. Somente através do acompanhamento constante, é possível garantir que o material escolhido está sendo realmente usado da forma correta, e então mensurar sua eficiência.


Cabe a equipe de trade marketing elaborar e acompanhar todas as etapas do processo, desde a criação, produção, logística, positivação no PDV e ainda realizar a gestão e análise dos resultados alcançados com a aplicação desses materiais. Mensurar tudo isso é fundamental para demonstrar o quanto são eficientes e justificar a aprovação de futuras verbas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo POPAI Brasil, as ilhas ficaram em segundo lugar no ranking de materiais de merchandising que mais causam impacto, e segundo a Deloitte em média 70% das compras são decididas dentro da loja por influência do PDV, o que faz com que cada vez mais empresas busquem chamar a atenção dos seus clientes no ponto de venda. Mas, lembre-se: estas pesquisas não ditam regras a serem seguidas “às cegas”, muito menos descartam as análises que devem ser feitas constantemente. Os dados apenas exibem as tendências do mercado e apontam uma direção. É importante que, antes da divulgação do produto seja feito um estudo e levantamento de informações que expressem a necessidade, ou não, do uso de determinado material. Nessas horas, o melhor a se fazer é contatar agências de trade marketing com experiência e especializadas no assunto. 



Levar em consideração as tendências do mercado, como já falamos, é super importante na hora da escolha dos materiais a serem trabalhados, mas outros diversos fatores precisam entrar na sua lista de análise, visto que a competitividade no setor está cada vez maior, e se destacar é fundamental. A tecnologia pode ser uma ótima aliada na hora de promover um estudo do comportamento do shopper e trabalhar com uma linguagem direcionada a ele. Busque ter um diferencial, faça bom uso das inúmeras ferramentas disponíveis no mercado e você estará no caminho certo. O material escolhido precisa comunicar bem e dizer a que veio, é preciso causar impacto e chamar atenção sem ser invasivo e poluído, e então consumar a venda. Informações divulgadas pela Nielsen revelam ainda que 17% das compras são feitas por impulso, mas em 22% dos casos o shopper já sabia que precisava do produto e só lembrou no ponto de venda, o que reafirma ainda mais o ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado”. Mas, além de ser visto é preciso chamar a atenção da maneira correta e ser notado de maneira positiva. E você, está escolhendo o material mais eficiente para se destacar no PDV? Será que o seu produto está atingindo da maneira certa o seu cliente? Deixe a Êxito te ajudar... 


A Êxito Trade Marketing atua com foco nos estados do Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo, o que nos permite uma atuação personalizada e com total expertise em nossos serviços prestados.
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A importância do merchandising para o resultado da sua empresa
A importância do Merchandising para o resultado da sua empresa
Ponto Extra – Como se destacar seu produto no PDV