01 de Agosto de 2022

Ações de Trade Marketing para o Dia dos Pais


Ações de Trade Marketing para o Dia dos Pais

O Dia dos Pais é a data sazonal que apresenta mais oportunidades para o varejo durante o mês de agosto. O ideal é criar um planejamento anual com as sazonalidades, mas, se a sua empresa ainda não pensou em nada, estamos aqui para ajudar!


Não é segredo que datas comemorativas como o Dia das Mães, o Natal e o Dia dos Namorados, por exemplo, são fundamentais para impulsionar as vendas no comércio. Nesse contexto, o Dia dos Pais é uma das datas mais importantes, pois envolve o apelo sentimental da família e o ato de presentear alguém que se ama.


Esses períodos de aumento nas vendas podem garantir mais tranquilidade e estabilidade para o seu negócio em outros tempos de mais dificuldade. Além disso, é possível expandir o alcance da sua marca e até fidelizar clientes!


Um relatório da agência de marketing Social Miner de 2020 mostrou que, entre os dias 27 de julho e 9 de agosto, as vendas no e-commerce subiram 127% em relação ao ano anterior – isso porque estávamos em meio à pandemia.


Por esses e outros motivos é tão relevante aproveitar as oportunidades, desenvolver estratégias assertivas e estar preparado para levar a melhor experiência em Trade Marketing aos consumidores.


Ideias de ações de Trade Marketing para o Dia dos Pais


Com a concorrência cada vez mais alta, é preciso destacar sua marca e chamar a atenção do consumidor, oferecendo mais do que o básico. Veja, a seguir, algumas ações estratégicas em Trade Marketing que podem fazer sentido para a sua empresa, seja online ou offline.


Capriche em um visual merchandising atrativo


O merchandising, sem dúvidas, é uma das frentes mais conhecidas do Trade Marketing por ser o ponto de encontro do consumidor com os produtos. Esse serviço se encarrega de distribuir e organizar os itens nos pontos de venda de forma estratégica com foco em atrair os olhares dos consumidores, destacar a marca da concorrência, criar o desejo de compra e incentivar a tomada de decisão.


Um planejamento de visual merchandising para o Dia dos Pais deve destacar os produtos normalmente associados ao universo masculino. Uma boa estratégia é o cross merchandising, em que itens diferentes que se relacionam no universo do cliente são posicionados juntos no PDV.


Utensílios de churrasco com aventais, cervejas e kits de temperos, por exemplo, é uma ótima combinação para os pais que assumem a churrasqueira no domingo. É possível, também, usar combinações além das ideias de presentes. Pense na mesa do almoço de domingo e reúna sugestões de ingredientes e bebidas, por exemplo.


Para isso, utilize pontos extras como ilhas, orelhas e pontas de gôndolas.


Leia mais: Pontos extras: como utilizar para destacar sua marca no PDV


Desenvolva parcerias que podem agregar valor ao seu produto


Se a sua marca não atende diretamente ao público masculino, não se preocupe! Ainda é possível aproveitar a data para agregar valor ao seu produto, mesmo que o aumento nas vendas não seja tão expressivo.


Você pode fechar parcerias com outras marcas de segmentos diferentes e encaixar seu produto ou serviço com o que é ofertado por elas, de alguma forma. Pense sempre no comportamento do consumidor no PDV em vez de focar só no que você vende.


O dia é dos pais, mas as mães e os filhos são responsáveis pela compra dos presentes. Se a sua marca comercializa itens de higiene femininos, uma boa ideia é unir-se a outra marca de produtos masculinos e oferecer uma promoção ao estilo “compre um, ganhe outro”. Assim a mulher adquire um item pra ela e já garante o presente do marido!


Ajude o público a encontrar o presente ideal


Nem sempre o seu consumidor sabe o que quer quando se depara com seus produtos. Você pode – e deve – guiá-lo na jornada de compra. Faça um planejamento omnichannel: comece esse trabalho em canais de comunicação online e termine no PDV.


Sua marca pode investir nos clássicos, como kit churrasco, bebidas, itens temáticos da data e produtos com times de futebol, por exemplo. Por outro lado, é possível fugir dos clichês e dar sugestões criativas – sempre de acordo com o perfil do seu público, é claro.


As vendas online podem funcionar com estratégias de merchandising personalizado. Pense em categorias de produtos relacionados às diferentes personalidades dos pais, como:


- pai nerd (temas de filmes, jogos de tabuleiro ou cartas);

- pai aventureiro (itens de viagem, acampamento, esportes);

- pai caseiro (almofadas, kits para cozinha, itens para o carro).


Crie concursos culturais para o Dia dos Pais


Os concursos culturais são ótimas ações promocionais para datas como esta, pois dão duas motivações aos consumidores: o prêmio e a oportunidade de mostrar seu afeto para a pessoa em questão (nesse caso, o pai) e para outras pessoas.


Para sua empresa, essa ação engaja a comunidade de clientes e ajuda a expandir a visibilidade e o alcance da marca, já que os participantes acabam divulgando-a de forma orgânica. Algumas ideias incluem: a foto mais criativa de pais e filhos, o vídeo de pai mais curtido em uma determinada rede social, a melhor frase ou declaração para o pai.


Estabeleça as regras, certifique-se de cumprir as leis sobre concursos culturais (principalmente em casos de sorteios), ofereça um prêmio tentador, invista na divulgação pelas redes sociais e no PDV e cumpra com tudo o que prometeu.


Leia mais: Como fazer uma ação promocional criativa em Trade Marketing


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