28 de Julho de 2022

KPIs para Trade Marketing


KPIs para Trade Marketing


Tão importante quanto executar ações de Trade Marketing é medir o sucesso de cada uma delas a partir de seus indicadores-chave de desempenho, em inglês Key Performance Indicators (KPIs). 

Como toda área de negócio, essa também tem os seus KPIs específicos e que vão além da contagem de unidades vendidas e análise simples de aumento de vendas. Continue a leitura e confira.




Mas antes, vamos à definição de KPI 


De modo geral, podemos dizer que os KPIs representam os resultados atingidos por determinada ação. São medidos com indicadores variados e dados mais aprofundados do que apenas métricas. 

Em outras palavras, são os indicadores que mensuram a efetividade da operação. Os principais são: 


  • Sell-in 


Os KPIs de Sell-in estão relacionados com o processo de vendas: promoção de vendas, taxa de ruptura, parâmetros de reposição do varejo e otimização de custos por produto.  


  • Sell-out 

 

Frequência de SKUs (unidade de manutenção por estoque): volume por transação e penetração de novos produtos no mercado. 


  • Share de gôndola 


Indicador que faz a conferência entre o planejamento realizado pela equipe de Trade Marketing do backoffice e a execução, analisando a metragem e presença dos produtos nas prateleiras.  


  • Ruptura 


KPI para controlar a falta de produto na cadeia de abastecimento; controle de estoque. 


  • Ticket médio 


KPI de desempenho capaz de gerar insights importantes e estratégicos para as equipes.   


  • CAC 

CAC, ou custo de aquisição do cliente, é um KPI usado para analisar o valor investido em prospecção e conquista de novos consumidores. 


  • Lucratividade 


Os KPIs de lucratividade são responsáveis por fornecer à equipe de Trade Marketing informações sobre faturamento real x  faturamento planejado. 


Leia também: Como a inteligência de mercado em Trade Marketing pode ajudar você?


Concluindo 


Em última análise, definir objetivos de negócios claro, medir e ajustar o progresso em direção a eles ao longo do caminho colocará sua marca no espaço exato que você deseja. 

Nesse sentido, medir consistentemente o progresso através dos KPIs e intervir quando necessário para garantir que sejam atingidos é uma maneira de otimizar sua estratégia rumo ao aumento de vendas. 

Com os KPIs certos pode-se envolver uma forte estratégia de otimização de promoção comercial, melhorar a abordagem ao longo do tempo e, claro, maximizar o valor de toda a sua operação. 

Para isso, não basta adotar apenas um KPI, é preciso combiná-los e depois utilizar as informações a seu favor. 

Pareceu complexo? Conte com a Êxito para planejar e executar ações de Trade Marketing e potencializar os resultados da sua marca. 

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