20 de Julho de 2022

Planograma: o que é e como usar?


Planograma: o que é e como usar?


O planograma, também conhecido como mapa de produtos, é um desenho esquemático ou representação visual que ajuda a planejar a colocação dos produtos nas gôndolas, visando aumentar seu fluxo e otimizar a exposição nos pontos de venda.  


A criação do planograma é importante porque permite saber como aproveitar ao máximo os espaços, fornece um roteiro sobre a disposição de cada produto e, claro, busca oferecer a melhor experiência de compra para o consumidor, impactando no aumento de vendas.


 

  

De fato, podemos dizer que o planograma possui dois objetivos principais: 


  • Aumentar vendas, uma vez que os produtos estão estrategicamente posicionados para que a comercialização ocorra de modo mais fácil;


  • Proporcionar uma experiência no PDV boa o suficiente para que o consumidor se fidelize à marca. 



A criação de um planograma contém vários aspectos para consideração. Desde critérios estéticos e que forneçam informações corretas ao consumidor, até a separação correta dos produtos. De modo geral, um planograma deve contemplar os seguintes aspectos: 


  • Gerenciamento da categoria 

  • Comportamento do shopper no PDV 

  • Análise de fatores do mercado e concorrência 

  • Precificação 

  • Cálculo do espaço disponível  

  • Versão de embalagem priorizada 

  • Número ideal de frentes de cada versão 

  • Tipo de agrupamento das embalagens (vertical ou horizontal). 


Sobretudo, o planograma eficiente é aquele que conhece o comportamento do shopper e, portanto, será planejado de acordo com suas necessidades e expectativas de compra. 


Vale lembrar também que o planograma não é algo que será feito apenas uma vez, mas atualizado constantemente, conforme as demandas do consumidor.  



Leia também: Como oferecer aos consumidores uma boa experiência de compra nos PDVs


Confira abaixo dicas para criar um planograma de sucesso: 


  • Utilize a árvore de decisão como guia 


Apoie a criação do planograma da sua marca de acordo com a árvore de decisão do seu consumidor. E então, de acordo com os critérios utilizados, procure esquematizar o layout de disposição dos produtos no PDV.


  • Mantenha o monitoramento dos resultados  


Assim como dissemos anteriormente, o objetivo de usar um planograma não é só manter o PDV bonito, mas também aumentar as vendas. 


Portanto, para medir o desempenho do planograma é preciso realizar análises de início, meio e fim


Para garantir que o planograma ofereça aos consumidores a melhor experiência de compra, é necessário também que o monitoramento diário seja feito, assegurando o reabastecimento imediato e a disposição correta no ponto de venda. 


Lembre-se que o planograma é feito com o objetivo de aumentar as vendas, portanto, monitorar seu desempenho é essencial para avaliar seu atingimento. 


  • Conte com equipe especializada 


Profissionais experientes em lidar com ações de Trade Marketing auxiliam a criação do planograma bem como garantem a sua execução. 


Outro fator importante ao se contar com profissionais é que estes estão treinados para monitorar os resultados, dar feedbacks e sugerir melhorias de forma ágil, visando sempre o aumento dos resultados. 


A Êxito possui equipes profissionais em Trade Marketing que estão em constante atualização para auxiliar marcas do Brasil inteiro a conquistar seus consumidores nos pontos de venda. 



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